Desde o início da pandemia do coronavírus, mudanças sociais e comportamentais ocorreram na vida das pessoas. O estresse e a ansiedade passaram a estar mais presentes, as interações sociais ficaram limitadas e as pessoas passaram a voltar a atenção para seu bem-estar.
Com tantas mudanças no dia a dia, restrições de mobilidade e distanciamento, houve uma maior demanda por alimentos, bens e serviços que melhorassem nossa saúde física e mental.
Como resultado, muitas marcas enxergaram aí uma oportunidade de inovar, melhorar, desenvolver novos produtos e se destacar. Um dos protagonistas foi o setor de alimentos.
Dentre tantas mudanças no perfil dos consumidores estão:
- Busca por alimentos mais saudáveis e que fortaleçam o sistema imunológico;
- Maior atenção para a higienização de alimentos e boas práticas de manipulação;
- Mais refeições preparadas e consumidas em casa, devido ao trabalho remoto;
- Distanciamento físico e menos circulação fora de casa;
- Mais consciência quanto ao desperdício de alimentos;
- Aumento da busca por comércio eletrônico;
- Busca por alternativas de alimentos mais acessíveis e com o tempo de validade maior;
- Preferência por produtos mais sustentáveis.
E como os empreendedores podem se beneficiar desse novo perfil dos consumidores?
Maior Atenção à Saúde Física e Mental
O desejo de melhorar a saúde física e mental através de alimentos e bebidas está gerando novas oportunidades para o desenvolvimento de produtos ricos em nutrientes, naturais, que ajudam no sistema imunológico, melhoram o humor e a energia. Alimentos funcionais, integrais, fitness, sem açúcar, sem glúten, sem transgênicos, sem conservantes químicos, não ultraprocessados são alguns dos exemplos.
Na pandemia, alguns comportamentos foram modificados, como o aumento do consumo de alimentos cítricos, ricos em vitamina C, com o intuito de proteger contra gripe. Também aumentou a busca por produtos de fácil digestão ou que ajude no processo digestivo, devido à preocupação com a saúde intestinal. Além disso, um consumo maior por alimentos ricos em vitamina D, combinada com exercícios físicos e exposição ao sol para evitar o raquitismo e a osteoporose.
Por fim, o estresse desse período está levando as pessoas a consumirem alimentos e bebidas com cores brilhantes e estimulantes, assim como produtos com sabores nostálgicos e familiares, como forma de trazer conforto e acalento.
Crescimento do E-commerce
Com as restrições de funcionamento das lojas físicas por causa das fases de quarentena, além da redução da mobilidade das pessoas em geral, houve um incremento das compras online. Para se ter uma ideia, o e-commerce no Brasil registrou um aumento de quase 50% no primeiro semestre de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019.
O ano de 2021 vai no mesmo caminho. Os empreendedores que se adaptaram e investiram nesse modelo de vendas estão ganhando com isso.
Nessa mesma ótica, muitas pessoas passaram a fazer suas refeições em casa. Como consequência, o delivery por comida pronta aumentou, bem como a compra online dos ingredientes para o preparo dela.
Reinvenção dos Estabelecimentos Físicos
Com a redução de interação física e a necessidade de distanciamento físico, os espaços físicos de serviços de alimentação também precisaram se readaptar. Seja criando cardápios virtuais, separando as pessoas com barreiras de vidro, aumentando o espaço entre as mesas, utilizando mais áreas externas e abertas, servindo a sua própria comida ou bebida ou criando a opção de retirada no balcão (pegue e leve ou take away). O desafio é criar ainda uma experiência social calorosa seguindo todos os protocolos de saúde.
Além disso, devido à redução da renda familiar, dentre outras coisas, as pessoas deixaram de buscar tanto os pratos sofisticados e caros e, por isso, os restaurantes precisarão adequar seu modelo de negócios às expectativas do cliente para se manterem no mercado.
Sustentabilidade
Há tempos se vê o aumento do consumo de alimentos orgânicos, que vem crescendo muito a cada ano, assim como os adeptos ao vegetarianismo e veganismo.
Essa crescente conscientização levou as empresas a firmarem compromisso com a sustentabilidade no produto final, na compra responsável e no processo de produção, gerando mais valor e credibilidade para suas marcas.
Como reflexo de tudo isso, a percepção e a preocupação com desperdícios também aumentou, com a tendência de reduzir a geração de lixo e aproveitar mais dos alimentos outros resíduos.
Transparência
Os consumidores estão frequentemente mais interessados em saber o que estão ingerindo, sobretudo os ingredientes que compõem os produtos alimentícios.
Isso levou à publicação da atualização da norma de rotulagem pela Anvisa em 2020.
Sendo assim, os empreendimentos que adotarem uma comunicação mais clara e entregue as informações com máxima transparência certamente estarão a frente.
A Aliquali, conhecendo essas tendências, está preparada para te ajudar nas melhores soluções para atender às necessidades dos seus clientes em um mercado em constante mudança. Entre em contato conosco e expanda ainda mais o seu mercado!
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