Frequentemente vemos pessoas que querem trabalhar com consultoria de alimentos com medo de começar, porque se sentem preparadas, mas acham muito difícil conseguir clientes.
Da mesma forma, há pessoas que já trabalham com consultoria desanimadas e até desistindo pelo mesmo motivo.
Cabem, então, algumas reflexões: trabalhar com consultoria não é uma boa, é uma ótima. Mas, assim como qualquer trabalho, tem seus bônus e seus ônus.
E, por mais que seja muito bom ser seu próprio chefe, trabalhar quando e onde quiser, é também um desafio diário que todo o sucesso do trabalho se deva única e exclusivamente a nós mesmos.
Isso inclui estar completamente preparado ao ter que iniciar uma consultoria mas, sem dúvida, sem clientes, esse momento não vai chegar.
E chegar até o cliente também é, obviamente, uma atribuição nossa! Por isso, nunca é demais falar sobre prospecção de clientes de consultoria.
Nesse contexto, preparação é fundamental. Como mentores de consultores de negócios de alimentação, recomendamos que você considere esses quatro pontos essenciais antes de iniciar qualquer conversa com um potencial cliente:
Conheça seu potencial cliente pelas redes sociais, saiba tudo sobre o serviço que ele oferece, seu horário de funcionamento, localização, etc. Isso ajudará a personalizar sua abordagem e a entender como você pode ajudar essa empresa em particular.
Conheça a visão, missão e valores da empresa, bem como seu propósito. Compreender esses aspectos importantes da cultura empresarial ajudará você a alinhar sua oferta de valor com as necessidades da empresa e a estabelecer uma relação mais significativa com o potencial cliente.
Conheça a clientela da empresa. Compreenda o perfil do cliente ideal da empresa e quais são suas principais necessidades e desejos. Isso ajudará você a adaptar sua mensagem de marketing e seus serviços para atender às expectativas desses clientes.
Saiba sobre o nicho, suas dores e desejos. Compreender as principais dores e desejos do nicho de negócios de alimentação ajudará você a se destacar da concorrência e a criar ofertas personalizadas que atendam às necessidades específicas de cada cliente.
Mais uma vez, a preparação adequada é a chave para o sucesso da prospecção de novos clientes, porque, com ela, você cria uma conexão real e assertiva com seu potencial cliente!
Com nossa experiência em consultoria de negócios de alimentação, podemos ajudar você, consultor ou aspirante a consultor de alimentos a aprimorar suas habilidades de prospecção e aumentar suas chances de sucesso.
Vamos trabalhar juntos para transformar sua abordagem de prospecção em uma poderosa ferramenta de vendas e crescimento de negócios!
Sem comentários ainda