Imagine a seguinte situação: você, empreendedor na área de alimentos, está trabalhando com sua equipe lá no seu negócio, quando chega a fiscalização sanitária. Inspeção feita, muita cara feia, muitas “broncas” e, no fim, você tem o estabelecimento interditado, porque uma denúncia sobre barata no salão procedia!
Está certo, essa barata veio de fora, aparentemente ela não fez ninho na sua cozinha e tal, mas a Vigilância Sanitária bateu o martelo de que precisava interromper as atividades para você resolver o problema e, só após o aval dela, voltasse a funcionar.
Detalhe: a produção do dia estava a todo vapor e todos os funcionários já estavam desempenhando suas funções. Mas não tem jeito, hoje você não vai poder funcionar, e nem amanhã, se não resolver tudo, conforme a Vigilância Sanitária orientou.
Imagine, agora, outra situação: você tem vontade de empreender na área de alimentos, já tem uma parte do dinheiro que vai precisar pra começar, mas como gosta de fazer tudo certinho e sabe que têm coisas que você não sabe, sobre tudo o que precisa para começar da melhor forma, como que atividades incluir no CNPJ, se vai precisar solicitar a licença sanitária e as outras licenças, como deve ser a estrutura física do seu negócio, o que precisa seguir de normas para produzir com qualidade e evitar problemas com a fiscalização, dentre outras coisas, conclui que precisa de ajuda para dar uma clareada e realmente começar do jeito certo.
Por qual dessas situações você, empreendedor de alimentos, já passou? E o que aconselharia para alguém que estivesse passando por essas duas situações?
Nós, da AliQuali, já nos deparamos com clientes nessas duas condições, além de muitas outras. E podemos dizer algumas coisas sobre essas experiências.
Mesmo a primeira situação, aparentemente caótica, tem solução e é até fácil, quando o empreendedor tem disposição de reconhecer aquilo que precisa melhorar no seu negócio, arregaçar as mangas e realmente colocar as melhorias em prática.
Muitas vezes, esse tipo de situação é o que o negócio precisa pra dar aquela sacudida, dar a volta por cima e elevar o nível de qualidade do seu negócio. Já ouvimos de muitos empreendedores o seguinte comentário: “eu sei que estava bem ruim, e no fundo foi bom dar aquela parada e ‘arrumar a casa'”.
E esse já é um grande passo, reconhecer que uma intervenção drástica no negócio é necessária. Está certo que o melhor cenário é não deixar as coisas chegarem a esse ponto mas, se já chegaram, a única opção é melhorar. Até porque, num caso de interdição pela fiscalização sanitária, se as melhorias não forem providenciadas, as atividades não podem ser retomadas.
Já na segunda situação, totalmente diferente da primeira, tem-se um cenário mais leve, de alguém que quer fazer as coisas certas desde antes de começar no negócio. Esse é o melhor dos mundos, porque esse é que deve ser o espírito do empreendedor: querer o melhor para o seu negócio antes mesmo do seu nascimento. Podemos dizer que esse tipo de negócio é o que está mais fadado ao sucesso.
Independente da situação hipotética ou real de um negócio de alimentação, é certo que o empreendedor, por mais eficiente e presente que seja, não consegue fazer tudo sozinho. E também sabemos que são muuuitas as atribuições e obrigações que ele tem para com o seu negócio. Nesse contexto, a melhor coisa que pode acontecer é ter alguém com quem contar, que seja capaz de dar conta de parte dessas obrigações, até para deixar o empreendedor mais livre para fazer coisas que só ele pode fazer.
E isso é real tanto para quem vive a situação 1 quanto a situação 2. E, para ambas, a consultoria para negócios de alimentação é perfeitamente desenhada.
E aqui vai a cereja do bolo: contratando uma consultoria especializada para o seu negócio, que vai te ajudar seu empreendimento a ficar certinho com as normas sanitárias, o que significa elevar o nível de qualidade do seu serviço, ao mesmo tempo vai te deixar livre para fazer as coisas que outra pessoa não pode fazer por você.
Você deve estar se perguntando: mas como escolher uma boa consultoria? A resposta é: isso é realmente uma questão, mas não para a AliQuali, que tem tanto conhecimento, expertise e experiência em consultoria para negócios de alimentação, segurança do alimento e qualidade sanitária que até forma outros consultores que também prestam consultoria.
Fica, então, o convite: conheça mais a gente nas nossas redes sociais e veja tudo o que podemos fazer por você e pelo seu negócio de alimentação!
Sem comentários ainda