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Ter os primeiros clientes de consultoria para negócios de alimentação pode ser um desafio.
E, de fato, essa não é uma carreira fácil. Mas não ser fácil não significa que seja impossível e, muito menos, que não valha o esforço. Ao contrário, trabalhar com consultoria é instigante e recompensador.

Para isso, precisamos aprimorar alguns pontos e, com o tempo, vamos percebendo que nosso trabalho e nosso desempenho estão evoluindo. É preciso lembrar sempre: todo mundo começa do começo e esforço, constância e proatividade são essenciais para construirmos uma carreira sólida.

A primeira coisa é ter todo o conhecimento necessário para prestar o serviço que você deseja, para gerar autoridade junto ao seu potencial cliente. Ganhar a confiança nesse primeiro momento, mostrando que você é totalmente capaz de chegar aos melhores resultados possíveis é indispensável para o início da negociação.

Conhecer bem seu público alvo vai deixá-lo mais confortável para estudá-lo e dar mais segurança na abordagem e na oferta dos serviços, pois conhecendo-o, você também entende suas necessidades e oferece as soluções. Por isso, é importante escolher um ramo de atividade para começar a atuar, pois assim você pode se aprofundar nesse nicho e no seu funcionamento. Aqui, a chave é escolher um nicho com que você tenha afinidade ou que seja mais fácil para você atuar.

Especialmente quando se é iniciante, fazer projetos pilotos a baixo custo ou pro bono pode ser interessante para ganhar experiência e começar sua coleção de experiências exitosas em consultoria. Isso também pode te ajudar a enxergar algo que precise ser ajustado no seu processo de trabalho. Então, considere fazer alguns trabalhos pontuais dessa forma, pois isso vai dar corpo à sua experiência e à sua cartela de clientes, não é nenhum demérito “trabalhar de graça”, se você souber oferecer da forma certa.

Busque possíveis clientes na internet, nas redes sociais, peça indicações a pessoas conhecidas, use suas redes sociais profissionais com o objetivo de chamar a atenção para a importância da sua consultoria. Mas atente-se a uma coisa: nas redes, você encontrará seus potenciais clientes e lá também eles podem te ver. Mas o relacionamento é construído fora delas. É como se as redes sociais fossem uma vitrine para ver e ser visto, mas é fora delas que tudo vai acontecer. Por isso, ter bons perfis profissionais é importante para ser visto, mas provavelmente não será o suficiente para chamar a atenção dos seus potenciais clientes e fazê-los procurarem seus serviços. Nunca esqueça que a SUA proatividade é o que vai determinar o crescimento do seu negócio de consultoria.

Se você acha que precisa de ajuda (e ajuda é sempre bom, ainda mais quando é valiosa), você não pode desgrudar da AliQuali! Aqui você sempre vai encontrar algo que vai agregar valor na sua consultoria para negócios de alimentação que resolve!

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