fbpx

My heading is awesome

Pronto, agora que você se decidiu por trabalhar com consultoria para negócios de alimentação e sabe como fazer, o próximo passo é dar forma à sua consultoria. Estamos falando aqui sobre a cara do seu negócio para seus clientes e para o mundo!

Em resumo, é como as pessoas vão ver o seu negócio. Vai ser tudo no seu nome ou você vai criar um nome para sua empresa? Como vai ser seu logotipo? Quais serão as cores de referência do seu negócio?

Existe toda uma ciência por trás da escolha desses elementos da sua marca, que talvez você ache que é supérfluo e que não tem necessidade de se preocupar com isso.

De fato, isso não é vital para a sua consultoria, mas se você quer fazer disso o seu negócio e, principalmente, sua fonte de renda, se você quer ser visto pelos seus potenciais clientes como alguém de referência, marcando presença e ter espaço dentre tantas opções que ele pode encontrar no mercado, isso se torna importante e urgente sim.

Percebe que tudo depende muito mais do que você quer para o seu negócio do que o que está à vista do seu potencial cliente?

A forma como você se apresenta ao mundo é a primeira coisa que o seu futuro cliente vai ver sobre você. Então, o que você precisa pensar é sobre como você quer ser visto.

E, nessa mesma lógica, outra coisa a se pensar é em como você vai existir para os órgãos públicos. Porque você não quer ficar trabalhando na clandestinidade, né?

Lidar com essa parte do estabelecimento do seu negócio pode ser maçante e burocrático, mas é extremamente necessário para que você trabalhe tranquilo e de forma correta e legal.

A primeira coisa é tirar da cabeça que é difícil formalizar o seu negócio. Não é difícil. É trabalhoso, mas é simples. Porque, de duas, uma: ou você começa da forma mais simples e prática, como autônomo, ou você abre uma empresa e, nesse caso, obrigatoriamente, vai ter que contratar um contador.

Pela lógica, pensando em começar pequeno, a forma mais prática seria inicialmente trabalhar como autônomo e, na medida em que seu negócio tomar corpo, você amadurece a ideia de transformá-lo numa empresa. Nesse caso, é só você procurar a prefeitura do local onde você vai prestar seus serviços e buscar informações e regularização.

Agora, se você já quer começar com uma empresa estabelecida, o que você precisa saber é que o custo é maior. E ser MEI não é uma opção, considerando que a consultoria é um serviço extremamente técnico, prestado por profissionais que estão vinculados a conselhos de classe. Não entra nessa de querer driblar o que é certo para ir pelo caminho mais fácil, porque, nesse caso, esse caminho não é o correto. Se você é um profissional que não tem obrigatoriedade de estar regularizado junto a um conselho de classe, pode ser que haja uma luz no fim do túnel, mas a única forma de ter certeza e atuar de forma legal, é buscando informação.

A formalização da sua consultoria representa o exercício do seu papel de cidadão, com seus direitos e deveres, para, dentre outras coisas, movimentar a economia do local onde você presta seus serviços. Vai por mim: é muito mais confortável e mais tranquilo trabalhar da forma certa!

Olhando assim, parece muita coisa e, de fato, não são poucas as coisas que precisamos fazer quando escolhemos trabalhar com consultoria.

Mas se colocarmos na balança todas essas coisas e onde a consultoria pode nos levar, se trabalharmos do jeito certo, é evidente que o esforço vale a pena.

Se você precisa de ajuda nesses passos ou em outros, para modelar o seu negócio de consultoria para negócios de alimentação, conta com a AliQuali para ajudar a alavancar o seu negócio!

🤞 Fique por dentro!

Não enviamos spam! Leia mais em nossa Política de privacidade

Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *