Quando pensamos em todos os serviços que podemos oferecer aos nossos clientes de consultoria para negócios de alimentação, vemos que eles são tão variados que, dificilmente, uma mesma pessoa consegue prestar todos eles com excelência.
Mas isso não significa que o seu negócio de consultoria não pode oferecer essa gama variada de serviços. Pode e deve. Isso porque você pode fazer parcerias profissionais com pessoas ou empresas que prestem serviços complementares aos seus, que podem ser interessantes para os seus futuros clientes, mas que você não teria como prestar. Quer ver alguns exemplos?
Você é contratada para implementar as boas práticas em uma empresa e, no meio do caminho, o empreendedor precisa desenvolver o rótulo de um novo produto, que é um serviço que você não presta. Ao invés de simplesmente dizer a ele que você não presta esse serviço, você pode manter contato próximo com algum profissional que o faz e, ao ser solicitado, lançar mão dessa parceria.
Antes que você pense que, assim, você está “abrindo espaço para a concorrência”, vamos pontuar algumas coisas: uma pessoa que presta um serviço que você não presta nem pode ser considerado um concorrente. Além disso, da mesma forma que você a indica para um serviço, no futuro, ela também pode te indicar, com base nos serviços que você presta. E, mais importante do que tudo, você estará alinhado com a premissa mais básica da consultoria, que é trazer as soluções que seu cliente precisa.
Da mesma forma, quando você está prestando consultoria para uma empresa que é autuada pela vigilância sanitária e precisa entrar com recurso, caso você não saiba como ajudar, mas tiver contato com algum advogado que faça isso com facilidade, pode indicá-lo e, na mesma medida que você o indicou, ele poderá te indicar no futuro, para prestar algum serviço que faça parte do seu portifólio.
Os exemplos são inúmeros e todos eles levam ao mesmo lugar: atender às necessidades do cliente. Se não é você a fazê-lo, se você tiver um bom relacionamento com vários tipos de profissionais, poderá trazer mais facilmente as soluções que seu cliente precisa.
Isso não tem como dar errado. E não é o caso de indicar um profissional esperando que ele te indique no futuro. De fato, isso pode acontecer, mas também pode não acontecer. E não é porque não aconteceu que não terá valido a pena. Porque, quando você movimenta sua rede de contatos, tudo se movimenta e você será lembrado, tanto pelos profissionais quanto por quem te contratou, como alguém que presta um serviço de excelência e não mede esforços para ajudar o cliente a melhorar o seu negócio.
Lembre-se: se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.
Falando em ir longe, a AliQuali está aqui para te ajudar a construir sua jornada de sucesso na consultoria para negócios de alimentação. E temos como foco trazer as melhores soluções para o seu negócio. Se nós não tivermos a solução pronta, a gente vai atrás de quem tem e traz pra você.
Sem comentários ainda